LOC.: Prefeitos de 33 municípios na região central de Minas Gerais formalizaram a cooperação financeira do Samu 192 Regional para a implementação desse serviço em seus territórios, viabilizando um repasse de aproximadamente R$ 7,5 milhões pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, SES-MG. No primeiro semestre de 2023, o Samu atendeu um total de 183.184 pessoas, destacando a relevância desse serviço para a comunidade.
A técnica da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da SES-MG, Bárbara Cassimiro, informa que o projeto de implantação do Samu 192 Regional de Minas Gerais começou na macrorregião de saúde Norte em 2010, beneficiando hoje 735 cidades e mais de 14 milhões de mineiros.
TEC./SONORA: Técnica da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da SES-MG, Bárbara Cassimiro
"Doze das quatorze macrorregiões de saúde já contam com Samu 192 Regional em funcionamento e duas encontram-se em processo de implantação, a macro de Centro e Triângulo do Sul, com a priorização do modelo regional de prestação de serviço.”
LOC.: Segundo o governo de Minas Gerais, o novo recurso é destinado à primeira etapa de implantação do serviço e à aquisição de 17 novas ambulâncias, sendo três Unidades de Suporte Avançado para atendimentos de alto risco e 14 Unidades de Suporte Básico para casos de menor complexidade. Além disso, estão previstos projetos de reforma e construção de 11 bases de atendimento, bem como a seleção de profissionais médicos e de enfermagem. Isso beneficiará cerca de 600 mil mineiros, proporcionando acesso a esse serviço essencial.
De acordo com Cassimiro, a SES-MG tem como meta concluir a implementação do Samu 192 em todo o território de Minas Gerais.
TEC./SONORA: Técnica da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da SES-MG, Bárbara Cassimiro
“Destacamos o papel importante do Samu 192, por ele ser um componente móvel da rede de urgência e emergência, e por ter o objetivo de chegar precocemente à vítima após a ocorrência de um agravo à sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras. Geralmente são situações que podem levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte.”
LOC.: Os 33 municípios beneficiados com o repasse são: Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios,Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas e Três Marias.
Reportagem, Nathália Guimarães