Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MDR capacita gestores do Rio de Janeiro sobre regionalização de serviços de resíduos sólidos urbanos

O objetivo foi dar informações e tirar dúvidas sobre a prestação de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, promoveu oficina com gestores da área de saneamento do estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi dar informações e tirar dúvidas sobre a prestação de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos.

O Marco Legal do Saneamento estabelece que as cidades têm até 15 de julho deste ano para estruturar blocos regionais para prestação dos serviços de resíduos sólidos. Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento do MDR, reforçou a importância dessa interação com os municípios para que o prazo seja atendido.

"Esse, hoje, é o nosso objetivo. É sensibilizar os prefeitos. Tem uma lei, é lei, não tem muito para discutir. E o prazo dela é 15 de julho. E nós estamos preocupados que, até lá, temos que dar sustentabilidade aos resíduos sólidos. Nós temos que zerar esses lixões".

Thiago Pampolha, secretário do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, conta que a regionalização do serviço no estado vem sendo feita por meio de consórcios.

Dois, efetivamente, estão operando, estão funcionando. Mas temos o desafio de avançar, de fazer funcionar os demais consórcios.

Essa foi a segunda oficina estadual organizada pelo MDR sobre o tema. No início do mês, o ministério promoveu encontro virtual com gestores de cidades de Minas Gerais.

Para saber mais, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.