Data de publicação: 23 de Agosto de 2021, 11:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O período seco que assola o Centro-Oeste do país forçou a prefeitura de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a pedir ajuda aos governos estadual e federal, para o combate aos incêndios no Pantanal.
De acordo com informações repassadas pela prefeitura do município, a seca deste ano é maior em comparação a 2020 e os incêndios aumentaram nas regiões de floresta ao ponto de chegarem perto das zonas habitadas das cidades sul mato-grossenses. Corumbá, aliás, esteve encoberta por fumaças provenientes das queimadas no Pantanal.
Escolas de educação básica recebem mais de R$ 151 milhões para o retorno das aulas presenciais
Covid-19: será preciso tomar a terceira dose da vacina?
Pequenas empresas podem se beneficiar com nova ferramenta para licitações do governo
Em outro município pantaneiro, Porto Murtinho (MS), bombeiros lutam contra incêndios nas matas e enfrentam as chamas em locais com temperaturas altas.
Além de Corumbá e Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul tem outros 10 municípios com grande risco de incêndios florestais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
A umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20% no estado e a temperatura máxima pode oscilar entre 36 e 40 graus, nas horas mais quentes desta segunda-feira (23).
Municípios do MS em risco grande de incêndios
- Corumbá
- Porto Murtinho
- Jardim
- Aral Moreira
- Itaporã
- Rio Brilhante
- Nova Alvorada do Sul
- Ivinhema
- Angélica
- Ribas do Rio Pardo
- Água Clara
- Campo Grande