LOC.: Mato Grosso do Sul registrou 10 casos de ferrugem asiática na safra de soja 2023-2024. As ocorrências da doença, considerada severa, foram identificadas pelo Consórcio Antiferrugem — plataforma de monitoramento gerenciada pela Embrapa. Como uma das medidas para controlar a doença, a Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realiza o cadastro de produtores para monitoramento das áreas cultivadas de soja no estado. O prazo para fazer o cadastramento encerra nesta quarta-feira (31).
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que o cadastramento é uma das ações estratégicas de defesa sanitária vegetal.
TEC./SONORA: Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro
“É importante relembrar o produtor que é obrigatório esse cadastro, porque isso gera todo um trabalho na área de defesa. Daí a importância do cadastro dele. Além de obrigatório, ele é uma ferramenta para defesa vegetal. É um processo muito simples no próprio site da Iagro e o produtor já sabe disso”.
LOC.: O cadastramento das áreas de soja plantadas deve ser realizado de forma online, por meio do endereço: www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio. O diretor-presidente da Iagro ressalta ainda que caso o produtor não faça o cadastro, o mesmo pode ser notificado e sofrer possíveis penalidades.
TEC./SONORA: Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro
“É importante ao produtor rural estar ciente para que não gere nenhuma notificação, nenhuma multa. É necessário fazer esse cadastro junto a Iagro. A área de soja, que tem crescido. Apesar desse ano completamente atípico, nós vamos ter uma produção bastante expressiva. As chuvas começam a se normalizar, então eu peço a todos que façam esse cadastramento o mais breve possível junto à Iagro”.
LOC.: Conforme a Embrapa, foram notificados 4 casos de ferrugem asiática na safra de soja 2023-2024 em Laguna Carapã, uma em Iguatemi, uma em Itaquiraí, duas em Naviraí, uma em Ivinhema e uma em Chapadão do Sul, na região nordeste do estado.
Reportagem, Landara Lima