MATA DE SÃO JOÃO (BA): Grande fluxo de turistas exige atenção no combate à febre amarela

Pessoas que estão de férias devem tomar a vacina até 10 dias antes da chegada em algum local com focos da doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Mata de São João é um dos destinos mais procurados por turistas na Bahia. As belas praias da região atraem pessoas de todo o país e estrangeiros de diversas partes do mundo. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Maria Fátima Grande, o intenso movimento de turistas é um motivo para que a população local se vacine contra a febre amarela.

“Como nós temos uma rotatividade muito grande, a questão é que nós não temos a doença no município, mas pode chegar alguém doente. Nós não temos casos positivos no município de pessoas doentes, mas pode chegar uma pessoa doente a qualquer momento.”

Viajantes devem estar com o cartão de vacinação em dia, em até 10 dias antes de chegar em alguma região de risco

Não há casos da doença registrados em moradores locais, o que não exclui a necessidade de se proteger contra a doença. Devido à alta rotatividade de pessoas, existe a possibilidade de alguém contaminado chegar ao município. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Imunização da Bahia, Ramon Saavedra, é fundamental que as pessoas que nunca se imunizaram contra febre amarela procurem a Unidade de Saúde mais próximo.

“O objetivo é buscar não vacinados. O indivíduo que já tem uma dose da febre amarela tomada não precisa tomar mais a vacina. A gente tem que buscar não vacinados porque o objetivo é atingir a meta de vacinar 95% da população nessa região.”

Portanto, você que é morador de Mata de São João e nunca se vacinou contra a febre amarela, vá até a unidade de saúde mais próxima. O posto de saúde de Vila de Camaçari e o hospital municipal Eurico de Freitas, no Centro, estão entre os locais de vacinação na cidade. Para mais informações, acesse saude.gov.br/febreamarela.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.