Data de publicação: 26 de Abril de 2022, 01:45h, atualizado em 26 de Abril de 2022, 00:40h
LOC: Entre janeiro e março deste ano, a Justiça Eleitoral registrou mais de um milhão e cem mil novos eleitores entre 15 e 18 anos. O número é maior do que o registrado nas eleições de 2018 e 2014. Apenas no mês de março, a procura cresceu 45%, segundo dados do TSE divulgados na última quarta-feira (20).
A estudante de São Luís, no Maranhão, Ana Beatriz Diniz, de 16 anos, participa da campanha “Cada Voto Conta”, da ONG Nossas. A ideia é estimular outros jovens a fazerem o alistamento eleitoral e, em troca, os multiplicadores podem ganhar prêmios.
TEC//SONORA: Ana Beatriz Diniz, estudante e ativista
“Falar sobre política de uma forma aberta também é uma uma iniciativa minha de votar. Votar pra mostrar pros adolescentes a gente pode começar esse processo de democracia e pode começar a desmistificar que política é só no Congresso Nacional. Não. Política tem que estar na boca do povo.”
LOC: Uma enquete realizada pela Unicef ouviu 3 mil adolescentes. Segundo a pesquisa 9 em cada 10 jovens acreditam que o voto tem poder de transformar a realidade. Para o coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, Mário Volpi, esse resultado revela um engajamento de adolescentes com potencial de transformação, uma vez que eles vivem as políticas públicas em seu dia a dia.
TEC//SONORA: Mário Volpi, coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil.
“Eles tem um bom conhecimento para ajudar o país a identificar os problemas e também as soluções para esses problemas que afligem especialmente a população mais vulnerável. Então essa presença, essa participação dos adolescentes no processo eleitoral, é fundamental para garantir um processo democrático profundo que vai escolher os governantes de uma forma consciente, sabendo que são eles que vão tomar as decisões, que vão ajudar o país a se desenvolver.”
LOC: O prazo para tirar novo título ou fazer atualizações nas informações junto à Justiça Eleitoral se encerra em 4 de maio. Todo o procedimento pode ser feito pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Reportagem, Angélica Cordova