Data de publicação: 06 de Outubro de 2021, 02:30h
LOC.: Santa Catarina agiliza os processos para licenciamento ambiental. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), no primeiro semestre deste ano o estado emitiu mais de 5.000 licenciamentos ambientais. Entre elas, foram distribuídas licenças de instalação e operação voltadas às atividades de suinocultura, avicultura, transporte de produtos perigosos, geração de energia hidrelétrica e ampliação de rodovias.
Para se ter uma ideia, somente em 2020, o estado formalizou 2.201 requerimentos de renovação de licença ambiental, dos quais 906 (41%), foram relativos à suinocultura. De janeiro até agosto deste ano, foram finalizados 1.405 processos de renovação da suinocultura. De acordo com o presidente do Instituto, Daniel Vinicius Netto, para agilizar mais os processos, têm investido recursos em tecnologia.
TEC./SONORA: Daniel Vinicius Netto, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)
“Hoje o processo de licenciamento ambiental, como um todo, é engessado muito por conta da legislação brasileira. Mas a situação está mudando, pois a expectativa para 2021 é que aproximadamente 40% do licenciamento ambiental seja realizado na modalidade autodeclaratória. Isso otimiza bastante o trabalho.”
LOC.: Outro ponto que pode colaborar nessa agilidade é o projeto que está em análise no Senado e institui o Marco Legal de Licenciamento Ambiental. De acordo com a proposta, serão estabelecidas normas gerais para o licenciamento de atividade ou de empreendimento utilizador de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidor ou capaz de causar degradação do meio ambiente. Para o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador Acir Gurgacz (PDT/RO), este projeto é de interesse direto para as gestões públicas por todo o país.
TEC./SONORA: Acir Gurgacz, senador (PDT/RO)
"Vamos priorizar a discussão em torno do novo marco legal para o licenciamento ambiental, tema muito ligado à agricultura, ao meio ambiente e à geração de emprego e renda no país.”
LOC.: Desde 2018 está disponível, em Santa Catarina, a modalidade de licença autodeclaratória. Para obter esta autorização, o empreendedor apresenta e garante ter todos os requisitos necessários para a concessão da licença. Se tudo estiver adequado, o documento é emitido de forma on-line e imediata.