Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) sobe 0,5%¨na quadrissemana de abril

Quatro capitais apresentaram um salto em suas taxas de variação. São elas: Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

ÚLTIMAS SOBRE ECONOMIA


O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) medido na quadrissemana de abril registrou elevação de 0,5%, acumulando uma alta de 3,44% nos últimos 12 meses. Quatro capitais apresentaram um salto em suas taxas de variação. São elas: Salvador 0,70%, Belo Horizonte 0,73%, Rio de Janeiro 0,78% e São Paulo 0,72%.

Monitor do PIB

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento de 2,5% em fevereiro, em relação a janeiro de 2023. Os dados constam no Monitor do PIB-FGV. O resultado leva em conta o ajuste sazonal. Na comparação interanual, a elevação em fevereiro foi de 2,7%. Trata-se da mesma variação registrada no trimestre móvel terminado em fevereiro.

Síntese das Sondagens de abril de 2023

Os índices de confiança empresarial e dos consumidores registraram queda de 0,3 e 0,2 ponto, respectivamente, em abril. O resultado veio a partir de um movimento de acomodação, depois de uma alta de dois pontos no mês anterior. Os cenários foram motivados pela piora das expectativas para os próximos meses. 

O indicador empresarial começa o segundo trimestre com reflexo do baixo nível de atividade econômica dos segmentos cíclicos da economia. A confiança dos consumidores, por sua vez, se mantém na faixa entre 80 e 90 pontos desde agosto do ano passado, ainda distante do nível neutro de 100 pontos.
.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O Índice de Preços ao Consumidor medido na quadrissemana de abril registrou elevação de 0,5%, acumulando uma alta de 3,44% nos últimos 12 meses. Quatro capitais apresentaram um salto em suas taxas de variação. São elas: Salvador, com 0,70%; Belo Horizonte, com 0,73%; Rio de Janeiro, com 0,78%; e São Paulo, com 0,72%. Os dados foram divulgados pelo FGV IBRE.

Já a atividade econômica brasileira apresentou crescimento de 2,5% em fevereiro, em relação a janeiro de 2023. O resultado leva em conta o ajuste sazonal. Na comparação interanual, a elevação em fevereiro foi de 2,7%. 

Quando aos índices de confiança empresarial e dos consumidores, houve queda de 0,3 e 0,2 ponto, respectivamente, em abril. O resultado veio a partir de um movimento de acomodação, depois de uma alta de dois pontos no mês anterior. Os cenários foram motivados pela piora das expectativas para os próximos meses. 

Reportagem, Johnson Nascimento, narração, Karina Chagas