LOC.: O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,1% na quarta quadrissemana de março, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador acumula alta de 2,93% nos últimos 12 meses. O IPC-S mede, a cada semana, a variação do custo de vida para famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais.
De acordo com a FGV, seis das oito classes de despesa que compõem o índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. O grupo de Transportes foi aquele que mais contribuiu para o índice desacelerar em relação ao levantamento anterior. Os grupos de Educação, Leitura e Recreação, Saúde e Cuidados Pessoais, Alimentação, Comunicação e Vestuário foram os outros que também registraram queda em suas taxas de variação.
Itens como a passagem aérea, combo de telefonia, internet e TV e serviços de confecção registraram queda no preço. Já os artigos de higiene e cuidado pessoal e as frutas, por exemplo, subiram, mas em ritmo menos acelerado do que na semana anterior.
LOC.: Por outro lado, os grupos Habitação e Despesas Diversas registraram alta em suas taxas de variação, com destaque para aceleração no preço da tarifa de eletricidade residencial.
Reportagem, Felipe Moura.