LOC: O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 0,2% em maio, após quatro meses consecutivos de alta. O índice é responsável por avaliar as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos negócios do setor. O apontamento foi feito pelo Portal do Comércio do SENAC, nesta sexta-feira (31).
Os maiores destaques mensais para os comerciantes foram a confiança em relação às condições atuais da economia, com redução em relação ao mês anterior, demonstrando cautela dos empresários, e o crescimento do indicador das intenções de investimento, sendo que o único item a sofrer queda foi a Intenção de investir na empresa, que chegou a bater -0,4% após quatro meses com alta.
Segundo Newton Marques, economista, mestre e doutor em Economia pela UFPE, e membro do Corecon-DF, a preocupação dos comerciantes precisa ser levada em consideração.
"Existe maior cautela dos empresários em relação à economia. Se compararmos maio com abril, a queda foi ainda mais elevada, de 2,3%. E quando comparado maio de 2024 com maio de 2023, a queda é de 1,4%. É curioso que essa pesquisa capte esse momento em que há uma redução do desemprego, mas o pessimismo que toma conta dos empresários do comércio tem que ser levado em conta porque é a partir das vendas do comércio que as indústrias recebem as encomendas."
LOC: O item de maior evolução nos investimentos foi novamente a Intenção de Contratação de Funcionários. A maior parte dos empresários busca aumentar seu quadro de empregados, que já marca 63,7%, sendo esse o maior percentual do ano, demonstrando que os resultados positivos observados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), devem continuar.
Em relação à percepção atual do comércio, a atividade de supermercados, farmácias e lojas de cosméticos foi a que apresentou mais confiança, apesar de apresentar maior recuo mensal. Já os comerciantes de roupas, calçados, tecidos e acessórios perceberam uma melhora mensal nas condições do setor.
Reportagem, Carol Castro