LOC.: Em um momento em que o mundo olha para o meio ambiente, o Brasil precisa de incentivos econômicos às cadeias produtivas que visam a sustentabilidade. A avaliação é do presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, a Abralatas, Cátilo Cândido. Para ele, o país possui grande potencial na área ambiental.
Dentre os projetos em tramitação no Congresso voltados ao tema, Cândido destaca a importância do que prevê tratamento fiscal diferenciado, com a desoneração do setor produtivo de reciclagem.
TEC./SONORA: Cátilo Cândido, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas)
"Sem dúvida é um avanço porque traz instrumentos econômicos para a reciclagem. Isso é fundamental hoje em dia. A proposta pode sim estimular a formalização das atividades relacionadas à reciclagem, potencialmente pode aumentar inclusive a arrecadação federal sim e ao mesmo tempo uma diminuição dos gastos públicos. Principalmente na utilização de materiais e produtos recicláveis e reciclados.”
LOC.: O projeto autoriza o aproveitamento de créditos de PIS e Cofins na aquisição de materiais que compõem as cadeias produtivas de reciclados, ou seja, o abatimento de custos na cadeia de produção.
Para o deputado federal Zé Silva, do Solidariedade de Minas Gerais, a aprovação da medida é de extrema importância diante do desafio global de utilizar bens de consumo e ao mesmo tempo buscar meios sustentáveis de produção para garantir a sobrevivência do planeta.
TEC.SONORA: deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG)
“Desonerando os materiais recicláveis através dos impostos, crédito presumido, especialmente as prestadoras de serviços ligado à logística reversa, incentivo também com políticas públicas, financiamento. Esse conjunto de medidas com certeza vai ajudar muito o Brasil nas metas de redução dos gases de efeito estufa e principalmente incentivar essa cadeia produtiva dos reciclados.”
LOC.: O texto aguarda parecer do relator na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
Reportagem, Fernando Alves