O Ibovespa encerrou a última sessão em baixa de 0,61%, aos 142.271 pontos. A primeira queda após cinco altas seguidas.
O dia na bolsa foi de sinais mistos. Após recordes históricos na quinta-feira (11), muitos investidores decidiram realizar lucros, o que costuma ser algo positivo para quem investe.
Por outro lado, o mercado está cauteloso diante da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. A decisão histórica gerou preocupação sobre possíveis reações internacionais, especialmente dos Estados Unidos. Há receio de novas sanções ou tarifas por parte do governo americano.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último pregão:
Ações em alta no Ibovespa
- Revee (RVEE3): +24,38%
- Companhia Paranaense de Energia (CPLE5) +15,68%
Ações em queda no Ibovespa
- Infracommerce (IFCM3): -13,79%
- Cia. de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira (CEDO3): -9,52%
Volume negociado na B3
O volume financeiro total negociado na B3 nesta sessão foi de R$ 16,4 bilhões.
O que é o Ibovespa e como ele funciona
O Ibovespa é o principal termômetro do mercado acionário brasileiro calculado pela B3 com base em uma carteira teórica que reúne os papéis mais negociados da bolsa. Essa composição considera critérios de volume e liquidez, englobando aproximadamente 80% de todo o movimento financeiro diário negociado no mercado à vista.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Ela atua como plataforma oficial para a negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos.
Como uma das maiores bolsas globais em termos de infraestrutura e valor de mercado, a B3 oferece serviços completos que vão desde a negociação até o pós-negociação, registro, custódia e infraestrutura tecnológica robusta.
Com informações da B3.