LOC: Desde o início da pandemia, o transporte público viu sua receita diminuir com a queda no número de passageiros, entre outros fatores, como a concorrência com aplicativos de mobilidade e gestões pouco sustentáveis.
Para contornar a situação, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, iniciou nesta sexta-feira, 24 de setembro, as atividades do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana.
O lançamento marcou o último dia de atividades da Semana da Mobilidade, que reuniu representantes empresariais, trabalhadores e membros da sociedade civil para debater os principais pontos que vêm dificultando a evolução do segmento.
Carolina Baima, coordenadora-geral de gestão e empreendimentos do MDR, explica que o Fórum será importante para transformar a gestão de transportes públicos.
TEC./SONORA: Carolina Baima, coordenadora-geral de gestão e empreendimentos do MDR.
"O debate que se segue ao lançamento do Fórum vai ser dedicado a discutir uma revisão do marco legal da política de mobilidade visando ajudar o transporte coletivo do Brasil, hoje, a sair da crise que ele se encontra".
LOC: O Fórum Consultivo se reunirá a cada quatro meses, de forma ordinária. Em caso de necessidade, poderão ser feitas convocações extraordinárias. A participação no colegiado será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
Para saber mais sobre as ações de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse, mdr.gov.br