LOC.: O governo do Pará criou o projeto "Programa Recomeçar" para amparar famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente de calamidade pública e outras emergências, como desastres naturais e outras ocorrências. Até o momento já foram cadastradas mais de 24 mil famílias.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Jeane Lima recomenda que, quando a população estiver sob riscos de fortes chuvas, por exemplo, sejam adotados cuidados mínimos, como se afastar de áreas de perigo, evitando assim acidentes graves.
TEC/SONORA: Jeane Lima - Meteorologista
“A população deve ter atenção em casos de chuva com trovoadas e rajadas de vento para não se abrigar embaixo de árvores, não ficar próxima a torres de alta tensão e, se possível, desligar os aparelhos elétricos. Em qualquer um desses riscos, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.”
LOC.: Para participar do programa, os municípios devem fazer o levantamento e pré-cadastro das famílias que se adequarem aos critérios do decreto. Os municípios devem apresentar a relação das pessoas atingidas e possíveis beneficiários do Programa. Isso precisa ser feito por meio de suas coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil ou das secretarias Municipais de Assistência Social, para posterior análise da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Reportagem, Daniela Gomes