Imagem: Brasil 61
Imagem: Brasil 61

Gatilhos mentais de escassez e de autoridade

Nesta edição, Érica Ferraz explica como identificar os gatilhos mentais de escassez e de autoridade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Hoje, vamos falar de dois gatilhos mentais: o da escassez e o de autoridade. 

Sabe quando você vê aquela promoção que diz “Só Hoje”, “apenas 5 vagas” ou “última oportunidade do ano”? Pois é, são frases do atalho de escassez. O ser humano atribui mais valor a oportunidades quando estão menos disponíveis. Este gatilho é ligado tanto pela quantidade como pelo tempo. A base deste gatilho é que coisas mais difíceis de conseguir são mais valiosas. Isto não vale só para objetos. Vale também para informações.  

Para se proteger do gatilho da escassez, pergunte-se sempre se determinado objeto ou informação é realmente necessário ou importante para você. Isto vai ajudar a fazer uma análise mais racional da situação.

Já o gatilho da autoridade nós conhecemos desde criança quando lidamos com nossos pais. Há uma tendência de agirmos automaticamente a alguns símbolos de autoridade: títulos, roupas e automóveis. Interessante, não é mesmo? 

É como se você visse alguém bem vestido em um carrão e se dizendo Ph.D. em algo e você já desse crédito antes mesmo de saber sobre o conteúdo desta pessoa. 

Vamos prestar atenção nas nossas reações em situações de escassez e autoridade?

EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!    

Quer saber mais? Aperte o play e escute o podcast Comunicação Positiva! 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.