LOC.: Frio em outubro? Esse é o clima que muitos brasileiros e argentinos estão sentindo neste final de semana. Uma tempestade de neve atinge o Sul da Argentina e uma massa de ar frio predomina na Região Sul do Brasil até quarta-feira (20).
De acordo com os meteorologistas, o cenário é provocado pela Oscilação Antártica, que, quando está com índice negativo, traz frio para a Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.
Apesar da condição, a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a massa de ar frio ainda está mais concentrada no Sul da Argentina, provocando leve queda de temperatura no Brasil.
TEC./SONORA: Andrea Ramos, meteorologista do Inmet
“A tendência é seguir esse padrão e não adentrar na Região Sul do país. O máximo que vai acontecer [no Sul do Brasil] é um declínio de temperatura. Ainda sim, é mais de acordo com o anticiclone, em função de uma frente [fria] que passou e, por isso, as temperaturas já estão mais amenas. Segunda e terça tendem a manter esse padrão.”
LOC.: No entanto, até mesmo os moradores do estado gaúcho estranharam a temperatura mais amena em pleno outubro, como comenta Gabriela Punkslind, moradora de Canela (RS).
TEC./SONORA: Gabriela Punkslind, moradora de Canela (RS).
“Nessa época do ano não é normal esse frio aqui. Normalmente, aqui já fica na casa dos dois dígitos: mínimas de 12°C e 14°C. É muito difícil ter mínimas de 6°C.”
LOC.: Após a passagem do anticiclone, o ar frio do oeste e sul do Rio Grande do Sul encontrou com a alta umidade do ar vinda do nordeste do estado, provocando fortes chuvas na Grande Porto Alegre, na Serra e no Litoral Norte, neste final de semana.
Reportagem, Paloma Custódio