LOC.: As recentes mudanças no Ministério de Agricultura e Pecuária foram debatidas, nesta terça-feira (14), por deputados e senadores da bancada ruralista em encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária. Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion, o governo tem o direito de estruturar os ministérios como melhor entender. Mas para ele, não faz sentido setores importantes do agro, até então vinculados ao Mapa, serem separados da pasta.
TEC./SONORA: Pedro Lupion, deputado federal e presidente da FPA
“Por exemplo, não entendo a necessidade de ter uma separação entre a agricultura familiar e o agro do Brasil como um todo. Entendo hoje agricultura familiar com uma grande atividade econômica que representa a maior parcela da produção, por exemplo, das cooperativas agrícolas. Então não há porque nós tratarmos diferentemente. Agora, quando a gente trata da Conab, que é o órgão pensador do agrobrasileiro, que faz o planejamento, viver o tamanho da safra, o que vamos precisar de seguro, quais os números perda naquele momento tem que estar muito próximo do ministro da Agricultura e tem que estar muito próximo da equipe do ministério.”
LOC.: Outra pauta debatida pela bancada foi a suspensão de linhas de crédito para o setor, anunciada no último dia 7, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, foram suspensas duas linhas de crédito, que se somaram a outras nove, que já haviam sido paralisadas pela instituição.
Pedro Lupion, presidente da FPA, explica que o BNDES firmou compromisso com a bancada de retomar as linhas de crédito.
TEC./SONORA: Pedro Lupion, deputado federal e presidente da FPA
“A promessa do BNDES, inclusive por ofício assinado pelo próprio presidente do banco, dizendo que serão retomadas essas linhas com mais recursos e nós esperamos que isso aconteça”.
LOC.: Os parlamentares debateram ainda o encaminhamento de Medidas Provisórias prioritárias que devem receber atenção especial da FPA. Entre elas, constam a MP 1.154 de 2023, que permite a readequação ministerial sugerida.
Reportagem, Evelin Mendes