LOC.: Os mais de 5.560 municípios brasileiros recebem nesta sexta-feira dia 8, a primeira parcela de março do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. O valor distribuído será de mais de 5,5 bilhões de reais referentes à arrecadação entre 21 e 29 de fevereiro. O repasse segue a tendência de alta, com relação ao mesmo período de 2023, com aumento de 9,9%.
Os primeiros meses de 2024 mostram que os repasses do FPM já vem apresentando valores superiores aos do ano passado. O assessor de orçamento Cesar Lima comenta sobre as dificuldades que os munícipes tiveram em 2023 para fechar as contas.
TEC/SONORA: César Lima, assessor de orçamento
“Foi um ano muito ruim para o FPM, a ponto de no final do ano ter que recorrer a um projeto de lei complementar que forçasse o governo a fazer uma complementação desses valores para os municípios.”
LOC.: A 450 quilômetros de Salvador, a cidade de Poções — com menos de 50 mil habitantes no interior da Bahia — tem no FPM sua única fonte de receitas. Sem arrecadação própria, o ano de 2023 foi de muito sufoco para fechar as contas. Mas com a alta recente nos repasses, os gestores já começam a fazer planos.
E a expectativa tem sido positiva para os investimentos na cidade, como explica o secretário de finanças Bruno San Giovanni.
TEC/SONORA: Bruno Sangiovanni, secretário de finanças de Poções BA
“Nós temos aqui um programa de melhoria de infraestrutura que é feito apenas com recursos próprios, sem emendas parlamentares. Esse valor extra que entra é todo revertido para melhorias e investimentos.”
LOC.: Para saber quanto seu município vai receber de repasses do FPM neste primeiro decêndio de março, acesse o Portal Brasil 61 e veja no nosso mapa interativo. O endereço é: www.brasil61.com.
Reportagem, Lívia Braz