LOC.: Os municípios do Rio Grande do Norte vão receber nesta quinta-feira, dia 29, mais de 81 milhões de reais referentes ao Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
Esse valor é distribuído entre as prefeituras do estado e corresponde ao terceiro decêndio do mês de fevereiro de 2024.
O consultor de orçamento Cesar Lima pontua que houve um aumento de 26% no terceiro decêndio de fevereiro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, mostrando um crescimento positivo. Contudo, não foi maior do que o terceiro decêndio de janeiro.
TEC./SONORA: Cesar Lima, consultor de orçamento
“Tivemos na semana passada o anúncio de que janeiro foi a maior arrecadação do Governo Federal em 30 anos. E isso daí devido a vários fatores, algumas medidas que foram aprovadas pelo pelo congresso no final do ano passado, como a tributação de offshores [organizações empresariais registradas fora do Brasil, em território que oferece benefícios], a regulamentação das apostas eletrônicas, a questão da remuneração dos combustíveis.”
LOC.: Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Macaíba estão entre os municípios que recebem as maiores quantias.
Caicó, Felipe Guerra, Ouro Branco e São Fernando estão entre os que recebem a menor parcela do fundo.
De acordo com a CNM, a distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de habitantes, conforme o Código Tributário Nacional e o Decreto-Lei 1881 de 1981.
Reportagem, Nathália Guimarães