LOC.: Os municípios da Bahia vão receber nesta sexta-feira, dia 19, mais de cento e cinquenta milhões de reais referentes ao Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Esse valor vai ser distribuído entre as prefeituras do estado e corresponde ao segundo decêndio do mês de julho de 2024.
O recurso total do FPM destinado aos municípios brasileiros neste decêndio será de R$ 1,8 bilhão.
Segundo o especialista em orçamento público, Cesar Lima, esse valor é 30% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, reforçando a tendência de um resultado melhor do FPM neste exercício.
TEC./SONORA: Cesar Lima, consultor de orçamento
"Comparando decêndio por decêndio, neste ano, temos um resultado melhor do que o ano passado para o mesmo período. Outra coisa que nós devemos levar em consideração é que estamos em período de férias escolares, onde geralmente as famílias diminuem um pouco os gastos com serviços, pois estão em viagem.”
LOC.: A capital Salvador vai receber mais de 14 milhões de reais. Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Porto Seguro também estão entre os municípios que vão receber as maiores quantias.
Barra do Rocha, Cordeiros, Cravolândia, Feira da Mata e Gavião estão entre os que receberão a menor parcela do fundo.
Mucuri está na lista de municípios impossibilitados de receber os repasses do FPM até que regularizem a situação.
De acordo com a CNM, a distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de habitantes, conforme o Código Tributário Nacional.
Reportagem, Nathália Guimarães