LOC: Na próxima segunda-feira (10), será depositado na conta das prefeituras brasileiras o dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante, referente ao primeiro decêndio de abril, será de quase 5 bilhões e meio de reais.
O Fundo é uma das principais fontes de receita dos municípios - e ajuda a pagar despesas obrigatórias, como a folha dos servidores públicos e a Previdência.
De acordo com o consultor de Orçamento César Lima, apesar ter havido um pequeno acréscimo em relação ao FPM repassado aos municípios em março deste ano, o valor a ser pago na próxima segunda-feira será 10% menor do que o o total encaminhado aos municípios, no mesmo período do ano passado. Segundo ele, a diminuição se deve ao atual cenário de incertezas do país.
SONORA: César Lima, Consultor de Orçamento
“Isso daí se deve, claro, a esses cenários de incerteza. O governo ainda está mostrando a que veio, é um novo governo. Vamos esperar aí o resultado da economia, dessa nova âncora fiscal e da proposta de reforma tributária”
LOC: De acordo com o especialista em Orçamento Público, a alta taxa de juros também influencia na queda da arrecadação - porque inibe o consumo.
SONORA: César Lima, Consultor de Orçamento
“Contudo, há um outro fator aí, que inibe o consumo – e que serve para isso mesmo – que é a manutenção da alta taxa Selic. Uma taxa que está num patamar bem elevado, e que diminui o consumo das famílias, principalmente com bens de maior valor agregado. Vide aí que algumas montadoras de veículos estão dando férias coletivas aos funcionários, uma vez que a demanda está muito baixa, né?! isso daí realmente tem um efeito deletério da manutenção dessa taxa Selic no atual patamar. Vamos esperar que nos próximos meses haja uma modificação desse cenário”
LOC: Muitas prefeituras dependem do FPM para manter funcionando áreas fundamentais - consideradas de primeira necessidade pela população. É o caso, por exemplo, de Viradouro (São Paulo), onde – segundo o prefeito Antônio Carlos Ribeiro de Souza (o “Cau Ribeiro”) – os valores do FPM representam a maior fonte de arrecadação do município.
SONORA: Antônio Carlos Ribeiro de Souza (“Cau Ribeiro”), prefeito de Viradouro (SP)
"É de suma importância porque é uma cidade pequena que não tem grandes indústrias que não tem empresas que possam gerar receitas o fpm é a maior receita do meu município"
LOC: A dificuldade trazida pelo prefeito de Viradouro - uma cidade de apenas 19 mil habitantes - é a mesma de milhares de municípios brasileiros, onde a maioria depende quase exclusivamente do FPM, para manter funcionando áreas fundamentais, consideradas de primeira necessidade pela população.
Reportagem: José Roberto Azambuja