LOC.: Levantamento feito pelo portal Brasil 61 demonstra que, neste sábado (18), um total de 50 prefeituras está na lista dos municípios bloqueados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal. Os estados com maior número de municípios bloqueados são o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe.
O bloqueio prejudica as cidades, principalmente as de pequeno porte, porque suas prefeituras ficam impedidas de receber qualquer ajuda financeira do governo federal, inclusive o Fundo de Participação dos Municípios, o FPM – um dinheiro que é repassado a cada dez dias para mais de 5 mil municípios brasileiros.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, o FPM representa a principal fonte de receita para cerca de 60% das cidades brasileiras. É o caso de Vitória Brasil, um pequeno município de apenas 1.700 habitantes, no interior paulista.
Segundo o prefeito Paulo Henrique Miotto, cuja prefeitura não consta na lista do Siafi, o FPM é o “carro-chefe” de sua gestão. Portanto, o gestor municipal se esforça para manter as contas da prefeitura em dia, para que sua cidade continue tendo direito aos recursos do FPM, que, segundo ele, caíram muito neste ano.
SONORA: Paulo Henrique Miotto, prefeito de Vitória Brasil (SP)
“A gente não tem muitas indústrias no município, a gente não tem geração de emprego, então a cidade vive praticamente de FPM. E com essa baixa do FPM, nossa cidade vai sofrer muito ao longo desses anos, e é o carro-chefe da gestão municipal hoje: É o FPM.”
LOC.: O Siafi, Sistema Integrado de Administração Financeira, é o órgão do governo que centraliza todas as informações referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União. Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura não perde o dinheiro, mas só pode recebê-lo depois de regularizar a situação.
Segundo o consultor de Orçamento César Lima, provavelmente a maioria dos municípios bloqueados está em débito com o governo, porque devido à crise que o Brasil atravessa atualmente, a primeira coisa que o gestor municipal faz é parar de pagar as contas da prefeitura.
SONORA: César Lima, Consultor de Orçamentos
“Como as receitas caíram e a despesa aumentou, eles estão deixando de pagar. E aí o que eles deixam de pagar primeiro? Suas obrigações com a União. E quando eles deixam de pagar as obrigações com a União, eles ficam bloqueados no FPM."
LOC: César Lima acrescenta ainda que, nem sempre os bloqueios acontecem por falta de pagamento, já que, às vezes, o nome do município foi parar na lista por razões burocráticas, como falta de algum documento. O consultor de Orçamentos orienta que os responsáveis pelas prefeituras procurem os órgãos federais de sua região para esclarecer quaisquer assuntos pendentes e voltar a ter acesso aos recursos do governo federal.
Para verificar a lista dos municípios bloqueados, acesse: www.brasil61.com
Reportagem: Jose Roberto Azambuja