Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 04 de Agosto de 2022, 09:00h, atualizado em 03 de Agosto de 2022, 22:16h
LOC.: Os cafeicultores brasileiros já podem acessar as linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) em 12 instituições financeiras. Os extratos das contratações estão publicados no Diário Oficial da União.
As linhas de crédito disponíveis se destinam ao financiamento de tratos culturais da lavoura, comercialização, armazenagem, aquisição do produto, capital de giro para indústrias e cooperativas de produção. É o que explica o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro.
TEC./SONORA: Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café
“O Funcafé ajuda o produtor no dia-a-dia do seu custeio, para que ele possa armazenar esse café e colocar no mercado no momento mais apropriado, com melhores preços. O banco financia até 70% do preço do produto. O financiamento atende a produção, assim como a indústria, que são considerados importantes. Todos eles têm acesso a esse recurso.”
LOC.: A taxa de juros do Funcafé para esta safra está limitada em 11%. Apesar do aumento em comparação com a última safra, ficou abaixo da taxa Selic, que atualmente está em 13,25%.
Para o mestre em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco, Luiz Ongaratto, o financiamento é importante porque atende às demandas específicas do setor.
TEC./SONORA: Luiz Ongaratto, mestre em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco
“Quando a gente fala de um setor estratégico para economia, é importante que ele seja financiado pelos bancos com linhas de crédito específicas, que atendam a própria peculiaridade e a dinâmica de um produto que vai competir internacionalmente.”
LOC.: Além das 12 instituições já autorizadas para conceder o financiamento, outros 25 agentes financeiros estão em fase final de contratação. Ao todo, há mais de seis bilhões de reais no Fundo para a safra 2022/2023.
Reportagem, Marquezan Araújo