LOC.: O mês de julho é uma das principais épocas do ano para o turismo. Período em que muitas pessoas estão de férias. Este ano, Gramado (RS) está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
O gerente da Agência Diversos Destinos, DF, Fábio Cardia Oliveira de Carvalho, de 47 anos, conta que, nem mesmo a chegada de um ciclone extratropical na região Sul, atrapalhou os planos dos clientes que fecharam pacotes para a localidade.
TEC./SONORA: gerente da Agência Diversos Destinos, DF, Fábio Cardia Oliveira de Carvalho
"Os passageiros não estão com medo de sair, já tem passageiro nosso semana que vem indo pra lá também e nenhuma desistência, nada. As viagens vão acontecer normalmente”
LOC.: Com eventos, festivais e atividades específicas para essa época do ano, o turismo brasileiro aproveita o mês de julho como uma oportunidade para atrair turistas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do país.
Segundo o economista e conselheiro coordenador da comissão de política econômica do Confecon, Fernando de Aquino, o turismo impulsiona a economia e cria oportunidades de trabalho.
TEC./SONORA: economista e conselheiro coordenador da comissão de política econômica do Confecon, Fernando de Aquino
“Uma atividade que gera muito emprego, em geral, puxa outras atividades que geram muito emprego. Essas pessoas que trabalham na atividade turística, elas vão demandar bens e serviços de atividades que também geram muito emprego. Vai haver aumento no consumo de alimentos por essas pessoas, de outros serviços, então, de fato, é uma atividade que vem melhorar as condições dos trabalhadores no geral”
LOC.: O Ministério do Turismo estima que o setor aéreo deverá ofertar mais de 4,2 mil voos extras pelo país, o que representa 15% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Já o setor rodoviário, espera receber mais de 4 milhões de passageiros, número 8% maior do que o da pré-pandemia — e 2,5% maior do que o ano de 2022. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os destinos nacionais mais procurados são: Maceió, Gramado, Natal e as praias e resorts do Nordeste.
Reportagem, Lívia Azevedo