LOC.: Entre janeiro e maio de 2024, as exportações brasileiras do agronegócio totalizaram mais de 67 bilhões de dólares, apresentando uma pequena queda de 0,2%, aponta o Ministério da Agricultura e Pecuária. O presidente do Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo, Pedro Afonso Gomes, destaca que o resultado foi influenciado pelos produtos das exportações brasileiras, que apresentaram uma redução de preço no exterior.
TEC./SONORA: Pedro Afonso Gomes, presidente do Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo (Corecon-SP)
"Não foi tanto a questão da quantidade de produtos, mas sim o valor unitário de cada produto, o que acabou por reduzir um pouco a exportação, e dentro disso, estão também os produtos do agronegócio. Houve alguns fatores interessantes do ponto de vista de incremento das vendas, como é o caso das carnes."
LOC.: O complexo sucroalcooleiro foi o pruncipal destaque nas exportações, seguido pelo setor de carnes e pelos produtos florestais, que ocuparam a segunda e terceira posição entre os principais setores exportadores do agronegócio.
Ao contrário do complexo de soja e das carnes, os produtos florestais registraram uma elevação nos preços médios de exportação.
Para o analista e consultor da SAFRAS & MERCADO, Fernando Iglesias, nos próximos anos, o Brasil deve seguir como um dos principais fornecedores de produtos de commodities agrícolas em escala global.
TEC./SONORA: Analista e consultor da SAFRAS & MERCADO, Fernando Iglesias
"O Brasil vai seguir fazendo resultados muito interessantes em relação à venda dos seus produtos lá fora. O país tem um entendimento muito bom da demanda global, consegue atender muito bem as expectativas do mercado e consegue entender muito bem o que cada consumidor procura, isso faz uma imensa diferença para o mercado brasileiro."
LOC.: Iglesias também afirma que o câmbio desvalorizado remete à uma maior competitividade dos produtos brasileiros. Ou seja, quanto mais desvalorizada é a moeda brasileira, mais competitivo é o produto.
Reportagem, Nathália Guimarães