LOC.: A energia solar se tornou a segunda maior fonte energética do Brasil em 2022. Com 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, a fonte solar fotovoltaica ultrapassou a fonte a eólica, que tem 23,8 GW de potência instalada, ficando atrás apenas da fonte hídrica, que possui hoje 109,7 GW. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.
De acordo com a entidade, a fonte solar já trouxe ao Brasil, desde 2012, mais de R$ 120,8 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 705 mil empregos e proporcionou R$ 38 bilhões em arrecadação para os cofres públicos.
Além disso, o aumento do consumo de energia solar é positivo para o meio ambiente. Para o coordenador da associação, Guilherme Susteras, o avanço do setor é fundamental para o país.
TEC./SONORA: Guilherme Susteras, Coordenador da ABSOLAR
“Isso, além de ser bom para o planeta, porque a energia solar é uma energia renovável, limpa, é bom para o bolso de todos os brasileiros. Porque ela é a fonte de energia mais barata e, importante lembrar também, que a grande maioria dos sistemas são sistemas pequenos, nos telhados das casas, dos pequenos negócios, e quando essas essas famílias, essas pequenas empresas investem em energia solar, elas não só reduzem seus próprios custos de energia como também reduz custo de energia dos seus vizinhos que não tem energia solar, porque reduz o uso de termelétricas, diminui o número de meses com bandeira tarifária e permite também redução de perdas na distribuição e na transmissão.”
LOC.: Após seis meses de uso dos painéis solares, Elis Cristina, de 34 anos, sente no bolso as vantagens da implementação da tecnologia na sua chácara.
TEC./SONORA: Elis Cristina, artesã
“Os benefícios são maravilhosos, incluindo a economia de energia elétrica, e o preço da nossa conta diminuiu muito. Antes nós pagávamos um valor de 400, mais ou menos, e hoje nós pagamos somente a taxa mínima. Mês passado a taxa mínima era 80 reais, esse mês subiu para 100.”
LOC.: Para 2023, a expectativa do setor é de aumentar em 10 GW de potência instalada, ultrapassando a marca dos 33 GW.
Reportagem, Álvaro Couto.