Data de publicação: 27 de Março de 2023, 04:50h
LOC.: A participação de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 30% entre os anos de 2021 e 2022. Apesar do número positivo, as empresas lideradas por mulheres são menores, 87% delas continuam atuando sozinhas em seus empreendimentos. Os dados são do estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua,do IBGE.
Segundo a coordenadora Nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, tradicionalmente o número de mulheres que empreendem por conta própria é grande.
TEC./SONORA: Renata Malheiros, Coordenadora Nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae
“O crescimento do número de mulheres empregadoras, traduz a força do empreendedorismo feminino. A gente vem de um contexto de crise econômica, e precisamos dizer que sim, estamos avançando, que é importante que se empregue mais funcionários, porque isso gera mais rendimento para as pessoas, porém, ainda existem obstáculos importantes para as mulheres empreendedoras. Então aqui a gente precisa falar de divisão de tarefas, precisa falar de creches, para que as mulheres possam de fato se dedicar com todo o seu potencial aos negócios”
LOC.: Para ampliar o empreendedorismo feminino, o Congresso Nacional tem trabalhado em projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino, voltados a promover o acesso facilitado de mulheres a linhas de crédito, educação financeira, assistência técnica e sistemas diferenciados de garantia.
Para a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), é preciso facilitar cada vez mais abertura do mercado e facilitar o empreendedorismo feminino.
TEC./SONORA: Soraya Thronicke, senadora (União Brasil-MS)
“Não é simples para nenhum brasileiro acessar crédito para empreender. Infelizmente, com as mulheres é pior ainda, nós precisamos sim, voltar nossos olhares para as mulheres, principalmente porque hoje a gente sabe que a maioria dos lares brasileiros tem como arrimo de família uma mulher. Mas muitas não encontram esse campo fácil para poder empreender. Nós precisamos facilitar a vida delas porque a mulher, quando tem as condições, ela prospera”.
LOC.: Ainda de acordo com dados do Sebrae, o Brasil tem 1 milhão e trezentas mil mulheres empregadoras em um universo de 10 milhões e trezentas mil donas de negócios. O levantamento aponta ainda que ao longo de quatro trimestres consecutivos a proporção de mulheres que geram pelo menos 1 emprego aumentou de forma significativa.
Reportagem, Landara Lima.