LOC.: As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal. Nesse dia, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. O segundo turno, previsto em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para o dia 27 de outubro.
A professora de Direito Público Virgínia Machado recomenda que os eleitores verifiquem a plataforma do TSE para saber mais sobre os candidatos e as propostas apresentadas diante da realidade dos municípios.
TEC./SONORA: Virgínia Machado, professora de Direito Público da Faculdade Arnaldo Janssen, de Belo Horizonte
"Porque não adianta prometer sem qualquer embasamento, sem qualquer convicção de que aquilo pode ser realizado. A partir do momento que o eleitor começa a observar esses candidatos, a plataforma de governo, as propostas que foram apresentadas, uma vez que ele é eleito, eles vão cobrar. É ali que o eleitor vai fiscalizar essa gestão.”
LOC.: O prefeito é o líder do poder Executivo da cidade e fica responsável por controlar os gastos públicos, planejar e realizar obras de melhoria, além de cuidar de áreas como educação e saúde. Já os vereadores são os legisladores municipais, ou seja, aqueles que que vão elaborar as leis de interesse no município e fiscalizar a atividade do executivo.
Por isso, Virgínia Machado considera importante conferir o passado do candidato, como experiência em administração pública.
TEC./SONORA: Virgínia Machado, professora de Direito Público da Faculdade Arnaldo Janssen, de Belo Horizonte
"Não se restrinja apenas a página de mídia social do candidato, seja Facebook, Instagram, Twitter [X]. Também faça uma pesquisa de quem é essa pessoa, de onde ela veio, quais foram as atividades que ele desenvolveu e até mesmo atividades de interesse público que esse indivíduo tenha desenvolvido.”
LOC.: De acordo com o TSE, a votação vai começar às oito da manhã e se encerrará às cinco da tarde, no horário de Brasília.
Os eleitores a partir de 16 anos podem votar, sendo o voto obrigatório para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos.
Embora o eleitor que não tenha cadastro biométrico possa votar, ele pode ter o título cancelado se não comparecer à convocação para a coleta da biometria.
Para conferir a situação do título de eleitor e local de votação basta acessar o site www.tse.jus.br.
Reportagem, Nathália Guimarães