LOC.: Consumidores que querem renegociar alguma dívida em atraso podem participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira até o dia 31 de março. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Procon.
Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no começo do mês e desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Rio de Janeiro, o número de família com contas em atraso e/ou dívidas é atingiu 27% dos lares do país, o maior patamar desde março de 2010.
Uma das pessoas nessa situação é a secretária Elaine Lima, do Rio de Janeiro. Ela espera resolver os empréstimos atrasados e o nome negativado por duas instituições financeiras.
TEC/SONORA: Elaine Lima - secretária
“Se eu conseguisse deitar a cabeça no travesseiro e dizer graças a deus minhas contas estão pagas, eu não devo nada a ninguém. Eu recebo X, mas com esse X eu consigo pagar o que eu devo e ter um pouco de conforto dentro da minha casa já seria ótimo, seria muito gratificante.”,
LOC.: Uma plataforma exclusiva foi criada para a mediação dos conflitos: www.consumidor.gov.br. Segundo o economista César Bergo, o mutirão é uma forma de atender os interesses das duas partes.
TEC/SONORA: César Bergo - Economista
“ É interesse dos credores também resolver o problema. Eles não querem ficar com a dívida. Então, a renegociação é boa para eles e para o consumidor. Mas ele [consumidor] deve ficar atento às cláusulas da renegociação, sobretudo com relação à taxa de juros a ser cobrada. Muitas vezes é um financiamento antigo, que tem uma taxa de juros mais baixa.”.
LOC.: Durante o projeto, além de poder negociar contas em atraso, o consumidor terá acesso a um material exclusivo de educação financeira. É o que explica o diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com Consumo e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva.
TEC/SONORA: Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com Consumo e Autorregulação da FEBRABAN
“É uma oportunidade não só para colocar as contas em dia, mas também para que possa fazer os cálculos, repensar aqueles custos que são desnecessários e também ter mais saúde financeira.”.
LOC: O mutirão acontece no mês que é comemorado o dia do consumidor e conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras na plataforma criada.
Reportagem, Rafaela Soares.