Data de publicação: 29 de Maio de 2020, 05:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
As doações de leite materno registraram queda de 11% no Distrito Federal, entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Em 2020, os Bancos de Leite Humano receberam cerca de 5,1 mil litros de leite materno. Já nos quatro primeiros meses do ano passado, o volume superou os 5,8 mil litros. Os dados são da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF).
Para aumentar o estoque, o órgão promove ações para sensibilizar e mobilizar as doações. A Secretaria de Saúde informa que há coleta do leite materno em domicílio, no Distrito Federal e Entorno. A ação é resultado de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF. Para doar, basta ligar para o telefone 160, na opção 4.
O leite materno doado é fundamental para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, reforça a importância da substância para o desenvolvimento dos pequenos.
“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver as chamadas doença crônicas e esses efeitos perduram, até mesmo, na vida adulta. O aleitamento materno é a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis.”
A professora Bianca Ferro, 33, moradora do Guará II, teve dificuldade para amamentar a filha Marcela nas primeiras semanas após o parto. Ela conta que se frustrou e resolveu procurar ajuda junto ao Banco de Leite Humano da Maternidade Brasília. Lá, a melhora na amamentação foi tão grande, que Bianca decidiu retribuir e se tornar doadora de leite materno.
“Eu incentivei muitas mães a fazerem isso [doar leite materno]. Todas as minhas amigas que viram a dificuldade que eu tive, repassam para outras mães. Doe leite materno, porque os bebês precisam. Se você doar um pouquinho, já está ajudando muito os bebês, porque tem bebê na UTI Neonatal que mama 10 ml. Faça sua parte. Doe amor, doe vida. É muito bom.”

O Distrito Federal tem 15 Bancos de Leite Humano (BLH), sendo 10 da Secretaria de Saúde, dois federais e três de unidades de saúde suplementar. Há também dois Postos de Coleta de Leite Humano da Secretaria de Saúde e três da rede suplementar de saúde. As unidades da rede pública de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das oito da manhã até seis da tarde. Para mais informações sobre a localização e telefone dos bancos e postos de coleta, acesse: saude.gov.br/doacaodeleite.
“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.