LOC: O governo federal vai repassar mais de um milhão de reais para ações de defesa civil em quatro cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.
No Amazonas, São Sebastião do Uatumã vai receber mais de 330 mil reais para a compra de alimentos e de kits de limpeza, dormitório e higiene pessoal, além de aluguel de embarcações. Já Careiro da Várzea contará com repasse de quase 90 mil para serviços de limpeza em áreas urbanas e locação de maquinário. As duas cidades amazonenses passaram por inundações.
Para a cidade de Timóteo, em Minas Gerais, foram disponibilizados 370 mil reais para a reconstrução de bueiros da Avenida Universal, que foram danificados por enxurradas.
E no Rio Grande do Sul, o município de Ijuí vai utilizar mais de 215 mil reais para a reposição de telhas e cumeeiras em casas afetadas por queda de granizo.
Em todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta a desastres naturais e de reconstrução de infraestrutura pública danificada.
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como deve ser feita a solicitação.
TEC./SONORA: Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional.
“Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados”.
LOC: O S2iD pode ser acessado no endereço s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.