Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em oito cidades na Bahia

Estão na lista Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa, Adustina, Barro Alto, Rio do Antônio e Maragogipe


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (24) a situação de emergência em oito cidades da Bahia atingidas por desastres naturais.

Os municípios de Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa, Adustina, Barro Alto e Rio do Antônio passam por estiagem, que é um período de falta de chuvas menor do que a seca. Na contramão, a cidade de Maragogipe registrou chuvas intensas.

Como solicitar recursos federais

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O Governo Federal reconheceu nesta quarta-feira, 24 de novembro, a situação de emergência em oito cidades da Bahia. Sete delas passam por um período de estiagem, que é uma ausência de chuvas menos prolongada do que a seca.

Estão nesta situação os municípios de Adustina, Barro Alto, Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa e Rio do Antônio.

Por outro lado, em Maragogipe, a situação de emergência foi reconhecida por conta de chuvas intensas.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores desses municípios podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.

TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil

“Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”

LOC.: As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Vicente Melo