Em São Tomé (PR), Defesa Civil estadual vistoria casa atingida por vendaval ocorrido no último dia 7 de abril. Município teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Foto: Governo Municipal de São Tomé (PR)
Em São Tomé (PR), Defesa Civil estadual vistoria casa atingida por vendaval ocorrido no último dia 7 de abril. Município teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Foto: Governo Municipal de São Tomé (PR)

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais nove cidades afetadas por desastres

Estão na lista municípios do Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quinta-feira (28), a situação de emergência em mais nove cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.

Os municípios estão localizados nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União

Entre os municípios reconhecidos, dois enfrentam os efeitos da estiagem: Irauçuba, no Ceará, e Frei Rogério, em Santa Catarina. Já a cidade de Frei Paulo, em Sergipe, passa por um período de seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Mirassol D’Oeste, em Mato Grosso, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, tiveram a situação de emergência reconhecida em razão das chuvas intensas. Já a cidade de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, foi afetada por enxurradas, enquanto São Tomé, no Paraná, passou por vendavais.

No Maranhão, o município de Pindaré-Mirim obteve o reconhecimento federal devido a inundações. Por último, a cidade de Missão Velha, no Ceará, registrou afundamento e desabamento do solo.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.