LOC: Atenção! A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas na Região Sul a partir da noite desta quarta-feira, dia 5 de setembro. As tempestades podem durar até esta sexta-feira, dia 7.
Segundo o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, o oeste do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná devem ser os locais mais afetados.
Os acumulados podem ser superiores a 100 milímetros por dia no Rio Grande do Sul e a 70 milímetros em Santa Catarina e Paraná.
Com isso, há risco elevado de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, destaca o que a população tem que fazer nessas situações.
TEC/SONORA: Tiago Molina Schnorr
“A partir da emissão de um alerta de chuvas intensas ou tempestades para a sua região, desligue os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e feche registros de gás e de água para evitar ocorrências adicionais”
LOC: Diante das previsões, o Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.
A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta. Basta enviar um SMS com o CEP do local onde mora para o número 40199. Em caso de risco de desastres, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Inmet.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Sant'Anna