LOC.: Em outubro, o número de homicídios dolosos caiu em 26,8% no interior de São Paulo, na comparação com o mesmo período de 2022. Essa é a quarta queda consecutiva do crime. De acordo com as informações, os casos passaram de 149, em outubro do ano passado, para 109 em 2023. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, SSP.
Os dados ainda apontam que esse é o menor número da série histórica, que começou em 2001. Entre janeiro e outubro deste ano, a queda foi de 7,4%, com cerca de mil e trezentos casos, enquanto no mesmo período do ano passado foi de mais de mil e quatrocentos homicídios.
O especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna destaca alguns dos fatores que contribuíram para a queda do crime no interior de São Paulo.
TEC./SONORA: Leonardo Sant’Anna, especialista em segurança pública
“Quando se fala de políticas públicas de segurança, o que nós queremos dizer com isso? Hoje, se observa que todos os órgãos conseguem conversar com mais fluidez, então Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, guardas municipais, conseguem fazer parte de um mesmo planejamento para resultados de médio e longo prazo em segurança pública.”
LOC.: Ainda segundo a SSP, os roubos em geral apresentaram uma queda de 2,6% em outubro. Foram 3.628 boletins de ocorrência, 98 a menos que o registrado no mesmo mês de 2022.
Além disso, em outubro foram registrados mais de vinte e um mil furtos no interior de São Paulo, representando um aumento de 4,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Mas, ao longo de dez meses, foram registrados cerca de dois mil e quatrocentos casos a menos em comparação ao mesmo período do ano passado.
Reportagem, Nathália Guimarães