Data de publicação: 05 de Maio de 2023, 21:00h
LOC.: Até o momento, o Brasil registra o total de 37.487.971 casos confirmados de Covid-19. Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado fim da emergência sanitária, o infectologista Julival Ribeiro afirma que a população deve se manter vacinada e não esquecer que o vírus do Coronavírus ainda está em circulação.
TEC/SONORA: Julival Ribeiro - Infectologista
“A coisa mais importante é quem não se vacinou ainda, tomar o seu ciclo de vacina e para aqueles que estão completamente vacinados fazer a sua dose de reforço, porque a vacina é a melhor estratégia de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes.”
LOC.: A enfermeira Grazielly Silva (30) mora em Samambaia Sul, no Distrito Federal, e conta quais foram as dificuldades que enfrentou quando foi infectada pelo vírus da Covid-19.
TEC/SONORA: Grazielly Silva, enfermeira
“Uns 3 meses depois que começou o pânico da COVID, eu me infectei. Mesmo me mantendo isolada, acabei pegando… foi bem difícil, primeiro porque era tudo muito novo e havia muitos casos graves, internações… então o surto foi horrível e eu tive alguns sintomas como perda de paladar, olfato, cansaço… durou cerca de 10 dias e eu melhorei. Hoje eu ainda tenho alguns cuidados que acabei acostumando como passar álcool em compras, usar mascaram em locais cheios.”
LOC.: Atualmente, 512.864.042 de vacinas contra o Coronavírus já foram aplicadas em todas as unidades do Sistema Único de Saúde.
Reportagem, Daniela Gomes