LOC.: Faltam dois anos para a próxima Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas. A COP30 será sediada em Belém, no Pará, em 2025, e a capital já se prepara para receber cerca de 90 mil pessoas. Entre os esperados, líderes mundiais de diversos setores. São mais de 100 empreendimentos entre obras de infraestrutura em rodovias, portos e aeroportos, energia elétrica e meio ambiente.
Para o governador do Pará, Helder Barbalho, é uma grande oportunidade de o país deixar um legado ambiental e construir soluções ambientais a partir da valoração da floresta.
TEC/SONORA: governador do Pará, Helder Barbalho
“Construir soluções ambientalmente corretas, preparar o país para a transição ecológica, fazendo com que a floresta viva possa valer mais do que floresta morta, cumprir com as NDCs e mostrar ser um país comprometido e sério nas suas entregas, mas acima de tudo, ter credibilidade para fazer um chamamento global. O mundo precisa — com financiamento climático — compreender que a Amazônia é solução.”
LOC.: Para o setor industrial, a COP30 é mais uma oportunidade de o país avançar na agenda verde. As estratégias de descarbonização que vêm sendo desenvolvidas pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, se sustentam em quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal. É o que explica o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, Alex Carvalho.
TEC/SONORA: Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA)
“Nós temos um momento único de trazer essa discussão para perto de nós e que a gente possa protagonizar essa transição justa, fazer com que a indústria brasileira, a indústria da Amazônia, seja a solução e não problema. Solução e boas práticas com transição justa, mas acima de tudo, conseguindo absorver e utilizar com consciência ambiental a tradução do fiel compromisso com a sustentabilidade ambiental.”
LOC.: Os setores público e privado estão unidos para superar os desafios de receber a COP30. Entre eles, garantir o fortalecimento de políticas ambientais, o financiamento de medidas de adaptação às mudanças climáticas e a transição efetiva para uma economia de baixo carbono. A COP30 acontece em novembro de 2025.
Reportagem, Lívia Braz