LOC.: O presidente Jair Bolsonaro e uma equipe de ministros, entre eles o do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estiveram neste domingo, 12 de dezembro, no Sul da Bahia para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que vêm atingindo a região e as necessidades da população afetada.
O presidente e os auxiliares fizeram um sobrevoo de helicóptero por algumas das cidades atingidas. Em entrevista coletiva, Jair Bolsonaro destacou que a ida ao território baiano é um ato de solidariedade do Governo Federal. Além disso, ele anunciou a liberação de parcelas do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para a população atingida, e de recursos para atendimento à população.
TEC./SONORA: Jair Bolsonaro, presidente da República
“Nossa presença é um ato de solidariedade com o povo da Bahia. Quando soubemos do ocorrido, além de contatarmos os prefeitos, providenciamos a liberação do FGTS. Os prefeitos, de forma bastante rápida, decretaram o estado de calamidade. O MDR reconheceu e publicou no Diário Oficial da União e aguardamos agora as regiões dos municípios atingidos, para que o FGTS possa ser liberado para os afetados.”
LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, tem atuado diretamente nas ações de resposta às chuvas na Bahia. Equipes da Defesa Civil Nacional estão na região atingida desde o final do mês de novembro para auxiliar as Prefeituras no preenchimento da documentação necessária para ter acesso a recursos federais.
Já nesta segunda-feira, 13 de dezembro, serão liberados cerca de 6 milhões de reais para as cidades de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Maragogipe, Ibicuí e Ruy Barbosa. O ministro Rogério Marinho, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro no sobrevoo, destacou a celeridade para a análise dos pedidos e liberação das verbas.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro MDR
“Foram resolvidos em menos de 72 horas. Nós esperamos até terça ou quarta-feira liberar mais (esses – cortar) nove. Estamos aguardando que as Prefeituras entreguem seus planos de resposta. Como o presidente nos orientou, estamos aqui à disposição e um corpo de engenheiros [TÉCNICOS] da Defesa Civil virá à Bahia na segunda-feira, assim como em Minas Gerais, para ajudar os prefeitos a fazerem esses projetos de reconstrução.”
LOC.: Até o momento, 26 cidades da Bahia já obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido às chuvas intensas. A condição é concedida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Para saber mais sobre essa e outras ações de defesa civil do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo