LOC.: Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta segunda-feira (1º) mostra que 70% dos industriais entrevistados estão insatisfeitos com as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica que afetam diretamente a produção industrial.
Todos eles relatam que passaram por pelo menos um episódio de queda de luz em seus estabelecimentos nos últimos 12 meses. Outros 51% tiveram mais de cinco falhas de fornecimento ao longo de um ano e 21% registraram problemas mais de 10 vezes neste período. Perguntados sobre a qualidade do fornecimento de luz, 11% responderam como excelente; 43% como boa; 28% como regular; 9% como ruim; e 9%, péssima.
O gerente de Energia da CNI, Roberto Wagner Pereira, lamenta que o maior problema da queda de energia para a indústria é a paralisação da produção, que pode gerar perdas diversas, desde matéria-prima a prejuízos econômicos.
Mas ele contemporiza, destacando que as falhas no fornecimento, na maioria das vezes, são regionalizadas.
TEC./SONORA: Roberto Wagner Pereira, gerente de Energia da CNI
“Esses cortes de energia, apesar de um panorama bem amplo, eles são muito regionalizados, depende muito da situação de cada distribuidora e em algumas regiões em que esses cortes ocorrem com maior frequência.”
LOC.: Para o professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em energia, Ivan Camargo, é necessário investir na melhoria da infraestrutura para dirimir as constantes falhas no fornecimento do serviço.
TEC./SONORA: Ivan Camargo, professor da UnB
"Para diminuir a quantidade de interrupção que a gente tem, o que realmente é grave, nós temos que investir mais na infraestrutura, mais linhas de transmissão, mais linhas de distribuição, fazer com que o sistema fique um sistema mais confiável.”
LOC.: Camargo destaca que os números do setor, divulgados pela Aneel, mostram melhora e aumento da confiabilidade, mas ainda estão ruins, se comparados com o resto do mundo.
A pesquisa ouviu mil e dois executivos de pequenas, médias e grandes indústrias das cinco regiões o país.
Reportagem Valéria Costa