Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 11 de Maio de 2021, 04:00h, atualizado em 11 de Maio de 2021, 20:07h
LOC.: A análise sobre o futuro da pandemia no Brasil liga alertas para a população que relaxou nas medidas de contenção à Covid-19. Embora a vacinação avance, especialistas ressaltam que é preciso ficar atento quanto à uma possível terceira onda e quanto às sequelas da doença.
Tarcísio Rocha, membro do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da Universidade de Brasília (COES-UnB), afirma que as projeções para os próximos meses indicam a urgência em diminuir a circulação do vírus na sociedade.
“A única forma de evitar a propagação do vírus é diminuindo o contato social. Por quê? Porque o vírus se transmite quando duas pessoas estão próximas uma da outra. Se elas estão longe, o vírus não passa pela internet, por telefone, por telepatia.”
LOC.: Para se preparar para o futuro, especialistas ressaltam que é preciso contar com a aplicação de medidas de segurança pela população e o fortalecimento do sistema de saúde pelos governos.
A infectologista Ana Helena Germoglio explica que, apesar do novo coronavírus ser um vírus respiratório, ele pode gerar comprometimento de, praticamente, todos os sistemas do corpo, ligando um alerta no tratamento de outras doenças consequentes da Covid-19.
“Existe uma síndrome, que é a síndrome pós-Covid, e sem dúvida ela vai ser mais um desafio para os sistemas de saúde não só do Brasil, mas do mundo todo. Já foram identificados vários tipos de sequelas, como neurológicas, musculares, cardíacas, pulmonares, que levam a necessidade de tratamento ou reabilitação. Isso pod ser por momento curto ou prolongado, mas às vezes pode ser permanente."
LOC.: O Ministério da Saúde lançou, ainda em 2020, um projeto chamado Reabilitação Covid-19, que dá apoio a cinco hospitais públicos na recuperação de pacientes pós-Covid-19.
O projeto foi realizado inicialmente em cinco unidades da federação, sendo implementado no Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins e Paraná. As ações continuam até 2023, e devem atender dez hospitais por ano.
Reportagem, Alan Rios
NOTA
LOC.: A análise sobre o futuro da pandemia no Brasil liga alertas para a população que relaxou nas medidas de contenção à Covid-19. Embora a vacinação avance, especialistas ressaltam que é preciso ficar atento quanto à uma possível terceira onda e quanto às sequelas da doença.
Para se preparar para o futuro, especialistas ressaltam que é preciso contar com a aplicação de medidas de segurança pela população e o fortalecimento do sistema de saúde pelos governos.
O Ministério da Saúde lançou, ainda em 2020, um projeto chamado Reabilitação Covid-19, que dá apoio a cinco hospitais públicos na recuperação de pacientes pós-Covid-19.
O projeto foi realizado inicialmente em cinco unidades da federação, sendo implementado no Hospital Geral de Fortaleza (CE), Hospital de Base (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Palmas (TO) e Hospital Geral do Trabalhador (PR). As ações continuam até 2023, e devem atender dez hospitais por ano.