LOC.: O número de casos confirmados de dengue apresentou uma redução de 70% em Manaus (AM), em 2022, na comparação com o ano anterior. Os dados são da Secretaria de Saúde do município. Em 2021, foram confirmados 3.808 casos da doença, enquanto que em 2022 o número caiu para 1.153.
O trabalho de redução do número de casos em Manaus se deu com a integração de várias ações de enfretamento, com a participação de órgãos públicos e da população. Como uma das ações em destaque, o chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Alciles Comape, menciona a implementação do programa 10 minutos contra o Aedes
TEC./SONORA: chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores - Alciles Comape
“Os agentes de endemias, ao fazerem a visita, explicam para as pessoas como cuidar dos seus ambientes, tirando 10 minutinhos do seu tempo, uma vez na semana, para fazer uma inspeção como se fosse um agente de endemias eliminando esses criadores, guardando pneus em locais de abrigo que não fiquem expostos na chuva”.
LOC.: Para a médica infectologista do Centro de Especialidades de Doenças Infecciosas do Distrito Federal, Joana D’arc Gonçalves, o trabalho de conscientização de prevenção é contínuo e não pode ser interrompido.
TEC./SONORA: Médica infectologista do Centro de Especialidades de Doenças Infecciosas do Distrito Federal - Joana D’arc Gonçalves
"A gente não pode deixar para fazer as ações de combate à dengue somente quando está chovendo, quando a gente tem um surto. É um trabalho ininterrupto, porque se eu faço toda a coleta adequada dos resíduos, a fiscalização na época de seca, se fiscalizo os terrenos onde tem a possibilidade de proliferação do vetor, se as medidas de vigilância funcionam na seca, na chuva a gente não vai ter dengue, então esse monitoramento é permanente”.
LOC.: Atualmente, dois imunizantes contra a doença estão sendo desenvolvidos. Um deles é o da Takeda, que submeteu o pedido de registro à Anvisa, em 2021; e outro do Butantan, ainda em fase de testes.
Reportagem, Landara Lima.