Data de publicação: 01 de Junho de 2022, 23:59h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o repasse de mais de R$ 1,3 milhão à cidade pernambucana de Camaragibe, que foi afetada pelas fortes chuvas que atingem o estado e outras regiões do litoral nordestino. A portaria com a liberação dos recursos será publicada na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU).
Os recursos federais serão usados na compra de itens de assistência humanitária, como cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal, entre outros. Este é o primeiro repasse para Pernambuco desde o início das ocorrências. A cidade de Paudalho também já enviou pedido de recursos, que está em análise pela Defesa Civil Nacional.
Além disso, nesta quarta foram feitas reuniões para intensificar as ações de socorro no estado. Em Recife, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, se encontrou com representantes das defesas civis municipais logo cedo. “Fizemos a capacitação de vários municípios e enviamos uma equipe para Macaparana, onde também foi feita a capacitação de cidades vizinhas para o acesso aos recursos do Governo Federal”, destacou o secretário.
Segundo dados da defesa civil estadual, até o momento, foram registradas 106 mortes em razão do desastre. Além disso, 6,6 mil pessoas ficaram desabrigadas, especialmente, na Região Metropolitana do Recife e na Mata Norte. Ao todo, 51 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas, sendo que 28 já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.
Estrutura de apoio
Nesta quarta, também foi montada, na sede da Defesa Civil de Pernambuco, uma estrutura de apoio aos municípios para a decretação da situação de emergência ou de estado de calamidade pública a partir do preenchimento de informações no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2iD). Dessa forma, as cidades afetadas conseguem ter acesso aos recursos federais. A plataforma pode ser acessada neste link.
“Estamos alinhados com o governo estadual com o intuito de orientar os municípios afetados sobre a decretação da situação de emergência e a confecção dos planos de trabalho. Para isso, estamos com uma equipe de capacitação permanente para solucionar todas as dúvidas nesse sentido. Nosso objetivo é que todo o processo de inserção das demandas municipais no sistema de liberação de recursos seja feito da forma mais rápida possível”, observou o coronel.
O secretário Alexandre Lucas ressaltou que a missão em Pernambuco não tem data para acabar. “Nós vamos ficar aqui o tempo que for necessário, até que todos os municípios estejam capacitados para acessar todos os recursos que o Governo Federal tem à disposição”, informou.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também segue monitorando as rodovias estaduais e federais. Diante do registro de alagamentos e deslizamentos de barreiras, alguns trechos tiveram interdição parcial ou total. As principais ocorrências ocorreram na BR-232, na Região Metropolitana do Recife; na PE-040, PE-041, Vicinal Mussurepe e PE-095, na Mata Norte, e na PE-063 e PE-177, na Mata Sul.
Alertas
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional está em alerta máximo e orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Em caso de desastre, eles receberão um alerta on-line. O Cenad também recomenda ficar atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).
Fonte: MDR