
LOC.: A Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Brasília nesta terça-feira, 14 de setembro. O movimento percorre o país para conectar empresas, ideias, tecnologia e meio ambiente acerca da transição ecológica e digital. A iniciativa é realizada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, em parceria com o Sebrae.
No DF, o encontro está previsto para às 9 horas da manhã, no Parque Tecnológico de Brasília, localizado na Granja do Torto. Essa etapa também conta com a correalização do Sistema Fibra e o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.
Ao longo da programação, haverá participação de representantes de indústrias, startups, academia e do governo. Um dos objetivos é contribuir com a elaboração de propostas que vão nortear as políticas de inovação, a transição ecológica e a transformação digital da indústria brasileira.
Na avaliação da especialista de Inovação da CNI, Marilene Castro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria vai além de um ciclo de debates.
TEC./SONORA: Especialista de Inovação da CNI, Marilene Castro.
“A jornada é muito mais que um evento, é uma oportunidade de fazer network, trocar experiências, conhecer soluções de ponta e construir parcerias estratégicas. As empresas presentes vão compartilhar caminhos para crescer com sustentabilidade, competitividade e tecnologia, e os participantes terão acesso a conhecimento aplicado e oportunidades reais de inovação.”
LOC.: A partir de UMA E MEIA da tarde, os participantes poderão escolher entre cinco salas temáticas que vão tratar de temas como indústria sustentável, transformação digital, ecossistemas de inovação, futuro do trabalho e fomento à inovação.
Paralelamente, o evento vai disponibilizar dois workshops voltados a funcionários de empresas, acadêmicos e público em geral. Nesses ambientes, os participantes vão tratar da gestão da inovação e do acesso a mecanismos de fomento.
Entre os tipos de empreendimentos fundamentais na Jornada estão as chamadas deep techs – startups baseadas em inovação científica e tecnológica. De acordo com dados do Deep Tech Radar Brasil 2025, o Distrito Federal conta com QUINZE empreendimentos desse tipo.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria percorre o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo.
A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site oficial da mobilização. O endereço da página é: jornadanacionaldeinovacao.com.br/
Reportagem, Marquezan Araújo