LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, assinou memorandos de entendimento com dois Ministérios de Portugal para ampliar a cooperação entre os dois países nas áreas de recursos hídricos e saneamento.
O ministro Rogério Marinho está na Europa, onde cumpre nesta semana uma série de agendas em território português, nos Países Baixos e na Espanha.
Os atos assinados com o governo de Portugal preveem colaboração para aperfeiçoar a legislação relativa à gestão de água e saneamento, além de troca de experiências e intercâmbio nestes dois setores.
Segundo o ministro Rogério Marinho, a sanção do Marco Legal do Saneamento, em julho do ano passado, é prova do esforço do Governo Federal em aperfeiçoar a legislação e levar benefícios à população.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional
“Tivemos o aporte de mais de 10 vezes do volume de investimentos, para alcançarmos o que consideramos um grande pacto civilizatório nacional do País, que é a universalização do tratamento do esgoto e da água. Aumentamos de R$ 6 bilhões para quase R$ 70 bilhões ano, apenas no primeiro ano de funcionamento do marco legal. Fruto da previsibilidade, da segurança jurídica e do compromisso do Governo de respeito aos contratos e de criar um ambiente confortável para quem quer investir, para quem quer empreender no País, principalmente em projetos de infraestrutura.”
LOC.: Para Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente do Ministério do Ambiente e Ação Climática de Portugal, os acordos assinados nesta segunda-feira, 8 de novembro, reforçam a parceria histórica entre os dois países.
TEC./SONORA: Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente do Ministério do Ambiente e Ação Climática de Portugal
“Estou convicta de que este memorando contribuirá para o reforço da cooperação entre Portugal e Brasil, quer na questão da água e do saneamento, quer na ênfase da procura de princípios de critérios sociais, ambientais e de governança destes temas com base na segurança, na igualdade de direitos e em benefícios mútuos.”
LOC.: Já Eurico Brilhante Dias, secretário de Internacionalização do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, destacou que a parceria trará oportunidades para investidores dos dois países.
TEC./SONORA: Eurico Brilhante Dias, secretário de Internacionalização do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal
“Eu acredito firmemente que essas oportunidades vão ser tomadas com as duas mãos pelas entidades da sociedade civil portuguesa, pelas entidades empresariais e pelas empresas. O essencial é olharmos para essas iniciativas políticas não só como iniciativas políticas meritórias, mas também como oportunidades. E novas oportunidades de utilizarmos com inteligência e utilizarmos com eficiência aquele que é um laço histórico único de irmandade que nos une ao Brasil.”
LOC.: Para saber mais sobre ações e políticas do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Vicente Melo