Data de publicação: 23 de Janeiro de 2023, 16:00h, atualizado em 24 de Janeiro de 2023, 22:24h
LOC.: Os governos do Brasil e da Argentina estudam a possibilidade de criar uma moeda única para transações financeiras e comerciais na América do Sul. O tema veio à baila durante visita oficial do presidente Lula ao país no momento.
O objetivo da proposta é que as trocas bilaterais entre os dois países possam ser feitas sem a utilização do dólar, já que as reservas internacionais argentinas são de apenas US$ 7 bilhões.
Diretor da Valorum, Marcos Sarmento Melo,especialista em finanças, avalia que essa integração econômica não pode ser saudável para o Brasil.
TEC/SONORA: Especialista financeiro, Marcos Sarmento Melo
"O Brasil tem trocas comerciais com quantidades muito grandes de países e a maior parte dessas trocas comerciais não fazem parte desse conjunto de nações na América do Sul. A China, a União Europeia, os Estados Unidos, esses países não aceitam moedas que sejam criadas regionalmente. Não creio que seja positivo para o Brasil. Talvez num futuro muito distante, com outras condições econômicas entre os países."
LOC.: Para o economista Guidborgongne da Silva, a criação de um moeda única não só entre Brasil e Argentina, mas entre quaisquer países do mundo, levam em conta vários aspectos.
TEC/SONORA: Economista Guidborgongne da Silva
"É fundamental que os parâmetros de equilíbrio fiscal, dívida pública estejam, adequadamente, em condições para que esses países tenham uma política monetária adequada que consigam gerenciar. A União Europeia serve muito de referência para nós, porque as diferenças macroeconômicas entre os países dificultaram muito a consolidação do Euro, o que aconteceu após mais de 20 anos de correções aqui e ali que não fizeram no início do processo."
LOC.: Esse modelo de parceria comercial já foi utilizado pelo Brasil com países como Angola e Cuba. Caso essa proposta, em estudo, seja aprovada pelos dois países, a moeda única ainda deverá aguardar mais alguns anos para ser adotada pelos países da América do Sul.