LOC.: O agronegócio brasileiro apresentou queda no desempenho em 2023. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou o ano passado com queda de 2,99% em relação a 2022. Os dados mostram que a diminuição de preços — em todos os segmentos da cadeia produtiva — contribuíram para o resultado. O advogado especialista em direito agrário Francisco Torma explica esse cenário do agronegócio.
TEC./SONORA: Francisco Torma, advogado agrário
“Quando eu estou falando do agronegócio, eu não estou falando só sobre produção agropecuária. Portanto, eu estou falando do PIB que envolve desde a produção de máquina, venda de insumos, os contatos bancários, de financiamento de crédito rural, todos os serviços, o transporte desse produto. Tudo isso pode influenciar nesse resultado”
LOC.: Com esse desempenho, o setor reduziu sua participação no PIB total do país no período, de 25,2% em 2022 para 23,8% no ano passado. O resultado só não foi mais desfavorável em razão das safras agrícolas recordes e da maior produção nos segmentos primário e agroindustrial na pecuária, que puxaram a demanda por agrosserviços. Na opinião do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, esse resultado já era esperado. Ele cita o trigo, como exemplo.
TEC./SONORA: Rubens Barbosa, Abitrigo
“O Brasil não é formador de preços. No caso do trigo, o preço é formado na bolsa de Chicago, na bolsa de Nova York. Então, o trigo, esse ano inclusive, ele estava com preço muito baixo, apesar da quebra da safra, o preço interno estava baixo, porque havia trigo no exterior muito diferente”
LOC.: Com este desempenho, o setor reduziu sua participação no PIB total do país no período, de 25,2% em 2022 para 23,8% no ano passado. O resultado só não foi mais desfavorável em razão das safras agrícolas recordes e da maior produção nos segmentos primário e agroindustrial na pecuária, que puxaram a demanda por agrosserviços.
Reportagem, Lívia Azevedo