LOC.: A Bahia segue na liderança nacional na geração de energia eólica. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as 312 usinas em operação no estado produziram cerca de 29 mil GWh (Gigawatt-hora) em 2023. Energia suficiente para abastecer 223 milhões de residências.
No estado, os parques eólicos estão distribuídos por 32 municípios baianos. Os destaques são: Sento Sé, Morro do Chapéu e Campo Formoso. A presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum, destaca o impacto econômico do setor eólico para o estado.
TEC./SONORA: Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica
“A energia eólica é a segunda capacidade instalada do país, cresce muito e vai continuar crescendo. Quando você traz novas tecnologias, você está criando uma nova indústria, está trazendo mais investimento, você está gerando mais emprego e isso é muito importante para a economia”.
LOC.: Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ganhou 140 novas usinas eólicas em 2023, com capacidade total instalada que soma 4,9 GW. Somente em dezembro, 35 novas usinas entraram em operação.
O professor de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) Ivan Camargo, destaca as potencialidades do Brasil para a geração de energia eólica.
TEC./SONORA: Ivan Camargo, professor de Engenharia Elétrica da UNB
“A energia eólica no Brasil tem crescido muito. Para ter uma ideia de valores, em 2012 a potência instalada era da ordem de 2.000 megawatt, em 2022, 24.000 megawatt. Ou seja, em 10 anos cresceu 12 vezes. O Brasil se destaca porque ele tem uma qualidade de vento muito bom. A quantidade de energia que em aerogerador gera pela quantidade de potência instalada é um fator muito importante, que no Brasil é da ordem de 40% e na média do mundo é sempre menor do que 30”.
LOC.: De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, os principais geradores de energia elétrica por fonte eólica pertencem à região Nordeste, concentrando mais de 90% de toda a energia gerada. Destaque para os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.
Reportagem, Landara Lima