LOC.: Começa nesta terça-feira (9) e vai até 22 de agosto o repasse do Auxílio Gás. O valor será de cento e dez reais, o dobro das parcelas anteriores, por causa da emenda constitucional que elevou os benefícios sociais. Segundo a Caixa Econômica Federal, são cerca de cinco milhões e seiscentas mil famílias beneficiárias.
A quantia será equivalente a cem por cento do preço médio do botijão de 13 quilos até a parcela de dezembro de 2022. A partir de 2023, volta a ser metade do valor médio.
O pagamento é bimestral e será feito nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, em dias úteis da semana, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social, o NIS.
O pagamento do Auxílio Gás vai ocorrer nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, que teve o calendário antecipado neste mês. Os repasses são de, no mínimo R$ 600, reais. Diferentemente do outro benefício, esse repasse é mensal.
Para o economista César Bergo, esses recursos têm potencial para desempenhar papel importante na economia.
TEC./SONORA: Cesar Bergo, economista.
“Do ponto de vista da economia, é muito importante porque vai movimentar mercados, como também a área de distribuição de gás. Esperamos que isso também ajude as pessoas nesse momento de dificuldade. Não tenha dúvida, o volume de recursos é alto e pode contribuir para a movimentação da economia.”
LOC.: Os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil são utilizados para recebimento do Auxílio Gás. O saque pode ser feito em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. Há também a possibilidade de depósito em contas poupança digitais.
O aplicativo Caixa Tem disponibiliza ajuda para quem tiver dúvidas sobre a situação. Há ainda a central de atendimento da Caixa, no número 111. O Ministério da Cidadania também disponibiliza um telefone para quem tem dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento: basta ligar no telefone 121.