LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, lançou um edital para impulsionar a economia da chamada Amazônia Azul, que inclui toda a costa marítima brasileira, desde a porção do continente até ilhas oceânicas e rochedos, como o Arquipélago de Fernando de Noronha e as ilhas Trindade e Martim Vaz.
O objetivo do edital é selecionar projetos que tenham como foco reduzir as disparidades econômicas e sociais por meio do crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população da região costeira do País. As propostas devem ser enviadas até 10 de novembro.
Adriana Melo, secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, destaca a estratégia do Ministério para reduzir as disparidades econômicas e sociais da região.
SONORA ADRIANA MELO
Essa iniciativa abre as portas do MIDR para apoiar e discutir com a sociedade acadêmica e civil, projetos em municípios costeiros, voltados para a sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico das regiões, associados a economia do mar. A nossa estratégia para apoiar as atividades econômicas do mar e caminhar para a construção de uma economia azul, visa promover o desenvolvimento das regiões do país. É um novo marco na política regional brasileira, do qual promoveremos elos entre a gestão municipal e as cadeias produtivas presentes no território, por meio de projetos de inovação, inovação social e muito diálogo com os interessados.
LOC: O edital busca estabelecer parcerias com universidades e institutos federais. Para saber mais sobre ações do MIDR em políticas de desenvolvimento regional e territorial, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Marcus Pereira