Alunos desenvolvem soluções inovadoras durante desafio do SENAI

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Alunos do SENAI da Zona Norte de Natal criaram soluções inovadoras para problemas das indústrias locais durante a última edição do Grand Prix SENAI de Inovação. Um dos projetos premiados desenvolveu um novo processo para o descarregamento e controle de estoque de galões de água e a automatização do armazenamento de pré-forma, material que dá origem às garrafas pet.

A estudante do curso técnico em edificações Natália Gomes, de 16 anos, faz parte da equipe e acredita que, com os novos sistemas, a empresa conseguiria otimizar o tempo e, consequentemente, aumentar a produtividade. Natália está no segundo ano do Ensino Médio e acredita que ter participado do desafio, assim como ter ingressado em um curso técnico, vai ajudar na construção da sua profissão.

“Foi uma experiência muito gratificante e que me trouxe muita coisa boa. É mais uma coisa para o meu currículo, mais um conhecimento, mais uma experiência. Eu acredito que isso vá influenciar no mercado de trabalho.”

Os projetos foram apresentados durante o Mundo SENAI. Por lá, passaram mais de 2,3 mil pessoas. Segundo o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN), Emerson Batista, o objetivo do evento é apresentar a indústria como um setor dinâmico, com oportunidades de trabalho interessantes e promissoras. Além disso, representa uma oportunidade de mostrar o trabalho do SENAI, que prepara jovens para o mercado de trabalho, por meio da educação profissional, ainda vista com certo preconceito.

“Tem que se ver que o ensino técnico e a possibilidade do novo ensino médio, já saem na frente, porque o jovem já vai sair pronto para o mercado de trabalho. Independente de conseguir uma faculdade ou não, ele já vai estar em condições de atuar nas diversas áreas e segmentos da indústria, destaca.”

O Mundo SENAI foi realizado na unidade Flávio Azevedo, no início do mês de novembro. Além do Grand Prix SENAI de Inovação, palestras e minicursos e também foram realizados.

Reportagem, Aline Dias

Receba nossos conteúdos em primeira mão.